Artigo: Gestão do Conhecimento nas Pequenas e Médias Empresas Brasileiras

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font

Recomendação do artigo “Gestão do Conhecimento nas Pequenas e Médias Empresas Brasileiras”.

Encontrei hoje esse artigo hoje na Internet. O título do artigo dá a sensação de que os autores traçariam o diagnóstico da gestão do conhecimento em empresas brasileiras, mas senti falta de uma pesquisa que comprovasse as afirmações.

De autoria de Danillo Leal Belmonte, Luciano Scandelari, Antonio Carlos de Francisco e Luiz Alberto Pilatti, o artigo procura mostrar a evolução e a realidade da gestão do conhecimento em pequenas e médias empresas brasileiras. Para ler o artigo completo, clique aqui.

Segue o resumo do artigo:

As organizações utilizam a gestão do conhecimento como recurso estratégico. A informação e o conhecimento possuem valores elevados e representam poder para quem os possui. Estão presentes em todas as atividades existentes em qualquer organização. Este artigo tem por objetivo mostrar a gestão do conhecimento nas empresas do Brasil, contextualizando-a no cenário nacional e exemplificando-a nas
pequenas e médias empresas. Através de uma revisão de literatura, foi abordado o conceito de gestão do conhecimento bem como sua evolução e a realidade nas pequenas e médias empresas nacionais. Nota-se que as organizações brasileiras estão percebendo a importância da gestão do conhecimento devido à sua relevância na vantagem competitiva e, com isso, ela está sendo encarada como prática para a diferenciação e sobrevivência da organização ao longo dos próximos anos.

Palavras chave: gestão do conhecimento, conhecimento, pequenas e médias empresas

Aproveite e continue lendo outros conteúdos relacionados:

  1. Livro: Gestão do Conhecimento em Pequenas e Médias Empresas
  2. Artigo: Gestão por Competências: Um estudo e proposta de modelo alinhado à gestão do conhecimento e objetivos estratégicos organizacionais
  3. MIT: Apenas 38% das empresas brasileiras possuem governança de TI
  4. Artigo: Diagnóstico da Gestão do Conhecimento nas Organizações Públicas Utilizando o Método Organizational Knowledge Assessment (OKA)
  5. Artigo aprovado: A Gestão do Conhecimento Baseada em Indicadores de Mensuração

Tags:,

Sem comentários

Deixe seu comentário comment

*

Alterar a visualização para celular