A importância da comunicação face a face

Tamanho da fonte: Decrease font Enlarge font

pessoas 150x150 A importância da comunicação face a face

Seguindo alguns amigos twitteiros que já lançaram discussões de alto nível pelo Twitter, hoje resolvi começar por lá uma discussão sobre a necessidade da comunicação face a face. Tudo começou quando percebi que, mesmo com a proximidade, pessoas abriam mão da comunicação face a face para utilizar ferramentas virtuais, como chats, e-mails e outras.

É sabida que a comunicação face a face deve ser estimulada em alguns casos, principalmente em times ágeis. O Manifesto Ágil (conjunto de mudanças culturais propostas pelos métodos ágeis, dentre eles, o Scrum), defende mais a comunicação face a face do que por ambientes virtuais: “The most efficient and effective method of conveying information to and within a development team is face-to-face conversation”, ou “o método mais efetivo de transmitir informações para e dentro de uma equipe de desenvolvimento é a comunicação face a face”. Referência: http://agilemanifesto.org/principles.html

motivacao dos aae 300x234 A importância da comunicação face a face

Thomas J. Larkin, autor de diversos livros sobre o assunto, concedeu uma entrevista para a Aberje (http://www.aberje.com.br/revista/4_2005/entrevista.pdf) estimulando este tipo de comunicação considerando que “a melhor comunicação é aquela informal, face a face”.

A discussão pelo Twitter rendeu bons frutos. O amigo Lucas Delaqua considera que ela é “importante para coisas rápidas ou que não envolvam muitos riscos. Para temas complexos acho melhor documentas de alguma forma”.  A comunicação face a face não elimina totalmente a comunicação escrita. Pelo contrário. Ela faz com que somente seja escrito o que realmente interessa, uma informação previamente trabalhada.

O Twitter do blog Cantinho do Agile também defende este tipo de comunicação: “Levante de cadeira e fale diretamente com seu colega”; “ a comunicação direta tem dois benefícios: esclarece melhor as dúvidas e evita a obesidade”.  Anderson de Luiz segue a mesma linha, pois “esconder-se atrás do monitor abre espaço para má interpretação”.  Julia Fontes considera fundamental o contato para a formação de equipes: “falar com o colega ao lado é fundamental para que a equipe e entenda, e seja de verdade uma equipe”.

Em relação ao estímulo dado à comunicação face-a-face, Leopoldo Molica acredita que isso já deveria estar no sangue. Por outro lado, Claudio Cardozo também reflete sobre uma questão envolvendo a saúde dos profissionais, ao alertar sobre LER (lesão por esforço repetitivo). Eduardo Freire, analisando a questão sobre a gestão de projetos, afirma que a comunicação face a face contribui positivamente para a gestão de projetos.

peoples1 300x228 A importância da comunicação face a face

Internamente, estou abrindo discussões com o time para melhorarmos a comunicação entre nós. O estímulo da comunicação face a face está partindo de mim, mas ainda pretendo envolver mais pessoas na defesa (ou não) neste tipo de comunicação.

E na sua empresa? Este tipo de comunicação é incentivado? Quais são os resultados obtidos? Continue a discussão aqui neste espaço!

Aproveite e continue lendo outros conteúdos relacionados:

  1. A Importância de Retrospectivas no SCRUM
  2. A importância de desacelerar
  3. E-mail x ambientes colaborativos: A Atos Origin já fez sua escolha
  4. A negociação a partir de uma perspectiva tecnológica
  5. A Importância das Redes de Empresas

Tags:, , ,

7 comentários

DARWIN MAGNUS LEITE em 23 de fevereiro de 2011 às 08:40

Excelente artigo Rafael. Concordo com sua visão de que a comunicação direta deve ser o principal canal de comunicação com o time. Muitos gerentes poderão dizer que a ideia é boa mas que suas agendas são carregadas o que dificulta esse recurso, mas ausência de comunicação sempre cobra um custo. O exemplo do Twitter como gatilho para esse debate serve também para entender que o uso de redes sociais numa empresa pode disseminar, inicialmente, os tópicos de projeto que requer atenção (concentração de esforços)para uma posterior discussão pessoalmente com a equipe ou parte da equipe. Esse procedimento gera foco e permite um estudo antecipado sobre temas de alguma complexidade. Espero ter contribuído com o debate. Darwin Magnus Leite.

[...] This post was mentioned on Twitter by anddeluiz, Rafael Ramos. Rafael Ramos said: A importância da comunicação face a face http://bit.ly/ffO3D1 [...]

Rodolfo Figueira em 24 de fevereiro de 2011 às 11:58

Por aqui modificamos especialmente o layout da sala da equipe de projetos.

Antigamente as mesas não eram posicionadas como na escola, onde tudo o que vc vê são as costas do colega da frente.

Agora as mesas estão posicionadas de forma que você vê o colega de frente. Isso agilizou algumas coisas, pedaços de informações relevantes podem ser consultadas com mais frequência.

Por outro lado, pessoalmente, acredito que em alguns momentos isso atrapalha bastante. Especialmente quando falamos de interrupções por colegas que precisam de informações muitas vezes disponibilizadas na intranet, em outro repositório ou mesmo no Google.

Há que se ter prudência no uso da comunicação face a face, mas ela é realmente essencial.

Rafael Ramos em 24 de fevereiro de 2011 às 13:44

Rodolfo,

Acredito que o desafio para sua equipe seja criar uma cultura onde o ideal seja sempre procurar alguma informação antes de consultar o colega.

Grande abraço e obrigado pela sua participação.

Altieri em 24 de agosto de 2011 às 13:02

Olá Rafael.Também concordo com vc a comunicação direta é essencial para qualquer equipe de trabalho, pois dúvidas e soluções podem ser melhor estudadas.

Abraços

Rafael Ramos em 25 de agosto de 2011 às 10:38

Altieri,

Bom saber que um estudante de GC concorda com minhas ideias.

Seja bem-vindo!

darryl em 23 de novembro de 2014 às 13:15

showin@whirlwinds.wasnt” rel=”nofollow”>.…

ñýíêñ çà èíôó….

Deixe seu comentário comment

*

Alterar a visualização para celular